A Escola de Enfermagem da UFMG promove, nesta quarta-feira (26), a 5ª edição da Blitz Saúde do Homem, ação voltada à conscientização sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados contínuos com a saúde masculina, com destaque para o combate ao câncer de próstata. A iniciativa será realizada na calçada da Avenida Alfredo Balena, próximo ao Hospital das Clínicas, na região hospitalar de Belo Horizonte.

Cerca de 30 profissionais estarão à disposição para orientar o público sobre a importância do acompanhamento médico regular, de exames preventivos e de um estilo de vida saudável. A mobilização é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Homem (NEPISH) da Escola de Enfermagem e pela startup IUProst®, com apoio do Hospital das Clínicas, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da Campanha Novembro Azul.
Atendimentos gratuitos
Durante toda a programação, serão oferecidos:
- Aferição de pressão arterial
- Teste de glicemia capilar
- Avaliação do IMC e orientações nutricionais
- Testagem rápida para ISTs
- Auriculoterapia
- Informações sobre prevenção e cuidados com a saúde masculina
A realidade do câncer de próstata no país
O câncer de próstata é o tumor mais prevalente entre homens no Brasil e o segundo que mais mata. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam aproximadamente 72 mil novos casos por ano e cerca de 16 mil mortes decorrentes da doença. Apesar disso, quando a detecção ocorre nas fases iniciais, a chance de cura pode chegar a 90%.
Ainda segundo dados oficiais, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, diferença associada à maior exposição a riscos e à resistência em procurar atendimento médico. Uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida aponta que 62% dos homens só buscam ajuda quando a dor já se tornou intensa.
Serviço
Blitz Saúde do Homem — Novembro Azul
26 de novembro
10h às 16h
Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte (em frente à UFMG)
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







