O que começou como uma oportunidade de emprego internacional terminou em tragédia para a arquiteta mineira Daniela Marys Costa Oliveira, de Belo Horizonte. A brasileira, de 37 anos, foi condenada a dois anos e seis meses de prisão no Camboja, após ser, segundo a família, vítima de um esquema de tráfico humano e recusar-se a participar de golpes on-line no Sudeste Asiático.

Daniela está presa há cerca de oito meses e teria sido flagrada com drogas em sua residência, mas parentes afirmam que o flagrante foi forjado. A decisão judicial foi publicada nesta quarta-feira (12) e ainda cabe recurso.
De Minas ao Sudeste Asiático
A arquiteta deixou Belo Horizonte no fim de janeiro deste ano em busca de uma vaga de telemarketing no Camboja, atraída pela promessa de salários altos e boas condições de trabalho. Antes de viajar, ela havia morado por alguns meses em João Pessoa (PB).
De acordo com familiares, até fevereiro a comunicação era constante, mas em março as conversas passaram a apresentar sinais de manipulação, com mensagens enviadas por supostos golpistas que se passavam por Daniela. A família acredita que ela descobriu a fraude ao chegar ao país e, ao tentar deixar o emprego, foi presa sob acusação de posse de entorpecentes.
Prisão e condenação
Daniela está detida na Prisão Provincial de Banteay Meanchey, no Norte do Camboja, uma unidade conhecida por superlotação e más condições, segundo reportagens da imprensa local. A brasileira teria tido pedido de exame toxicológico negado, o que, para os parentes, impossibilita comprovar sua inocência.
O julgamento ocorreu no dia 23 de outubro, e a sentença foi lida nesta quarta (12). A arquiteta foi considerada culpada por uso e posse de drogas. Apesar da condenação, a defesa ainda pode recorrer.
Situação em prisões cambojanas
Reportagens de veículos locais indicam que as prisões no país operam com mais de 200% da capacidade e que cerca de 75% dos detentos permanecem presos preventivamente, sem julgamento formal. A família de Daniela pede apoio do Itamaraty e de organismos internacionais para tentar reverter a decisão e trazê-la de volta ao Brasil.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







