A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou um investimento de R$ 32,6 milhões em obras de melhoria viária na região do entroncamento entre o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo e a Via Expressa, nas proximidades da Arena MRV, estádio do Atlético. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e evitar congestionamentos em dias de jogos e grandes eventos.

O contrato, assinado no dia 31 de outubro entre a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e o Consórcio Infraestrutura Viária, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (4). As intervenções terão prazo de 540 dias (cerca de um ano e meio) para conclusão, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Principais intervenções
As obras contemplam a construção de uma trincheira ligando o Anel Rodoviário à Via Expressa, permitindo o acesso direto à Arena MRV sem a necessidade de uso de vias locais. Também estão previstas adequações geométricas em acessos, pavimentação com asfalto-borracha, instalação de drenagem, nova sinalização horizontal e vertical, demolições, supressão vegetal e requalificação de calçadas e passeios.
O projeto integra o conjunto de intervenções exigidas no processo de licenciamento da Arena MRV, em função dos impactos do estádio sobre o sistema viário. O trecho entre o Anel (sentido Rio/Espírito Santo) e a Via Expressa é considerado um dos mais críticos, pois atualmente não conta com alça direta de ligação, o que obriga motoristas a utilizarem vias locais de baixa capacidade, agravando o congestionamento nos arredores do estádio.
De acordo com estudos técnicos realizados pela PBH, a operação plena da Arena MRV sem essas obras poderia causar retenções significativas e comprometer a fluidez do tráfego na região, especialmente em dias de jogos com lotação máxima, coincidindo com o horário de pico da capital.
Intervenções 7 e 8
O contrato abrange as chamadas “Intervenções 7 e 8”, que correspondem às melhorias diretamente ligadas à Arena MRV e ao cruzamento entre o Anel e a Via Expressa. Outras duas frentes, próximas ao trevo da BR-040, serão executadas em fase posterior, com ampliação da capacidade viária e novas alças de acesso.
A prefeitura reforça que o processo de contratação seguiu todas as normas legais e que os projetos executivos foram aprovados pelos setores técnicos, com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) devidamente registradas.
Ainda não há data definida para o início das obras, mas a expectativa é de que as melhorias reduzam os gargalos no entorno da Arena MRV e beneficiem o trânsito cotidiano de uma das áreas com maior fluxo de veículos de Belo Horizonte.
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