O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil (PCMG) e a Receita Estadual deflagraram, nesta terça-feira (11), a Operação As Built que investigar fraudes em licitações e contratos públicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Segundo o MPMG, as apurações indicam um esquema de direcionamento de licitações e superfaturamento de obras públicas, envolvendo agentes públicos e empresários. Os prejuízos aos cofres municipais são estimados em mais de R$ 35 milhões.
Os investigados podem responder por fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e atos de improbidade administrativa relacionados à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) — autarquia responsável por obras municipais.
Durante a ação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados. Documentos, computadores e mídias eletrônicas foram recolhidos e encaminhados para análise pericial.
A Justiça determinou a suspensão dos pagamentos às empresas investigadas, o que deve impactar duas obras municipais: as intervenções na Praça das Águas, na Avenida Cristiano Machado, e a construção do reservatório profundo Vilarinho II, ambas sob responsabilidade da Sudecap.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que os seis servidores foram afastados por 180 dias por determinação judicial. A administração informou ainda que as supostas irregularidades envolvem dois consórcios e quatro empresas, sendo uma empreiteira e três consultorias, todas alvos de processo administrativo.
Conforme o MPMG, a investigação teve início após representação encaminhada pela própria Sudecap, que identificou indícios de irregularidades em contratos de execução e fiscalização de obras.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







