A Polícia Militar apreendeu 224 garrafas de bebidas alcoólicas adulteradas na noite dessa quinta-feira (20) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi desencadeada durante patrulhamento no bairro Citrolândia, após um homicídio registrado na região dos predinhos do Paquetá.
Segundo a corporação, as equipes receberam a informação de que um apartamento funcionava como depósito clandestino de bebidas. No local, os militares encontraram a porta da residência aberta e diversas caixas contendo garrafas de marcas variadas, com sinais claros de adulteração, como lacres irregulares e fora dos padrões originais.
Durante a operação, os policiais também cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 30 anos. Em outra frente de atuação, sem ligação direta com as bebidas, foram apreendidas drogas e outros materiais ilícitos:
- 95 porções de maconha
- 63 pedras de crack
- 117 papelotes de cocaína
- 1 rádio comunicador
- R$ 144 em dinheiro
Megaoperação contra bebidas adulteradas
A ocorrência em Betim aconteceu um dia após a conclusão de uma megaoperação estadual coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), que teve como objetivo combater a fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas irregulares.
Batizada de Operação Baco, a força-tarefa mobilizou 12 instituições e órgãos fiscalizadores durante 40 dias. Ao todo, 522 estabelecimentos foram vistoriados em Minas Gerais. A ação resultou na apreensão de mais de 182 mil litros de bebidas alcoólicas ou 3.958 unidades consideradas impróprias para o consumo.
O balanço ainda aponta:
- 447 pessoas abordadas
- 18 pessoas presas e um adolescente apreendido
- 17 inquéritos instaurados
- 9 flagrantes lavrados
Prisões foram registradas em Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves e São José da Lapa, na Grande BH, além de Governador Valadares e Poços de Caldas, no interior. Embora não haja indício confirmado de uma rede estruturada de adulteração, a possibilidade segue sob investigação.
Atenção aos sintomas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça que bebidas alcoólicas devem ser adquiridas apenas em locais confiáveis. O consumo de produtos adulterados pode causar intoxicação grave.
Se a pessoa apresentar sintomas como:
- náuseas
- vômitos
- dor abdominal
- alteração visual
- sonolência
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) oferece suporte 24 horas e pode ser acionado pelos telefones: 0800 722 6001 e (31) 3239-9308
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







