A leoa-branca Pretória, de 14 anos, morreu nessa terça-feira (11) durante um procedimento de anestesia no Zoológico de Belo Horizonte. O animal havia chegado à capital mineira em 15 de outubro, acompanhado do macho Mafu, de mesma idade, ambos vindos do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, que decidiu encerrar a permanência de animais em seu recinto.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Pretória sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto era anestesiada para um tratamento odontológico.
“A fêmea de leão-africano sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o procedimento de anestesia e veio a óbito. O animal apresentava uma fratura coronal nos dentes caninos inferiores, com exposição e possível necrose da polpa dentária, condição diagnosticada ainda no zoológico de origem. O procedimento incluía o tratamento de canal e exames gerais de quarentena, voltados ao bem-estar do animal”, informou a administração municipal, em nota.
Ainda segundo a PBH, a anestesia foi conduzida por uma equipe de veterinários experientes do próprio zoológico. Apesar das tentativas de ressuscitação, Pretória não resistiu.
A necrópsia foi realizada por especialistas do Setor de Patologia da Escola de Veterinária da UFMG, que vão investigar a causa da morte. O corpo da leoa será encaminhado ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







