A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, nesta terça-feira (25), um homem de 47 anos suspeito de produzir e vender atestados médicos falsos para servidores da Polícia Penal. Os documentos eram utilizados para justificar ausências no trabalho e, segundo a investigação, geraram prejuízo milionário aos cofres públicos, além de impactar diretamente a escala de segurança nas unidades prisionais do estado.

O suspeito foi detido em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante uma ação de monitoramento. No momento da abordagem, ele carregava um atestado já preenchido e pronto para ser entregue.
Durante buscas na residência do investigado, os policiais apreenderam 194 atestados médicos já assinados e carimbados, além de uma grande quantidade de formulários em branco das prefeituras de Belo Horizonte e Sabará, carimbos adulterados e outros materiais utilizados nas falsificações. Conforme apurado pela corporação, centenas de documentos falsos já teriam sido usados por servidores prisionais em diversas unidades do estado.
O delegado Magno Machado Nogueira, responsável pela investigação, explicou que o caso foi descoberto após levantamento realizado pela Corregedoria da Polícia Penal e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). O estudo apontou um número atípico de afastamentos por motivos médicos, chegando a situações em que um turno inteiro de agentes apresentou atestados no mesmo dia. Apenas em uma amostragem analisada, foram contabilizados mais de 36 mil dias de dispensa.
O homem foi autuado por falsificação de documento público, falsificação de documento particular e falsidade ideológica, conforme prevê o Código Penal. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os servidores que se beneficiaram do esquema, além de possíveis intermediários e comparsas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







