Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desarticulou um esquema milionário de fraude envolvendo o programa de cashback de uma empresa de cosméticos. Batizada de “Espelho de Vênus”, a ação foi deflagrada na última quinta-feira (30) e resultou no cumprimento de nove mandados de prisão em Belo Horizonte, Contagem e Betim, na Região Metropolitana da capital. O prejuízo estimado à empresa é de R$ 6 milhões.

De acordo com as investigações, o golpe era liderado por uma mulher de 51 anos, consultora da marca há mais de 20 anos, que não possuía antecedentes criminais. Ela identificou uma falha no sistema de brindes e cashback da empresa e passou a explorá-la junto a outros consultores. O grupo realizava compras repetidas de determinados produtos até esgotar o estoque de brindes. Quando isso ocorria, o sistema convertia os brindes em crédito financeiro, que era então usado para adquirir novos produtos, como perfumes, cremes e kits, revendidos em lojas físicas e plataformas digitais com descontos de até 60%.
Mesmo após o bloqueio de contas suspeitas, os criminosos continuavam operando, recrutando familiares e amigos para abrir novos cadastros e manter o golpe ativo. A Polícia Civil acredita que funcionários da própria empresa possam ter colaborado, indicando vulnerabilidades no sistema.
Durante as buscas, os policiais encontraram milhares de produtos de beleza armazenados em condições precárias, com presença de insetos e roedores. A líder e outros envolvidos poderão responder por associação criminosa, estelionato, apropriação indébita, invasão de dispositivo eletrônico e lavagem de dinheiro.
A delegada Cristiana Angelini, chefe da Divisão Especializada em Crimes Cibernéticos da PCMG, destacou que o caso demonstra a sofisticação das fraudes digitais, mas reforçou o compromisso das autoridades em responsabilizar os envolvidos.
“A internet não é terra sem lei. Nós vamos responsabilizar todos os envolvidos, inclusive eventuais colaboradores internos”, afirmou.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os integrantes do esquema e apurar a participação de funcionários na facilitação das fraudes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







