Um homem de 24 anos foi preso na noite desta quarta-feira (19) no bairro Nova Suíça, na Região Oeste de Belo Horizonte, por fingir ser major da inteligência do Exército e ameaçar a companheira com uma arma — posteriormente identificada como falsa. A prisão ocorreu após denúncia anônima.

Quando policiais chegaram ao prédio, na Rua Doutor Orestes Diniz, encontraram o suspeito e constataram que, além da arma falsa, ele mantinha em casa fardas militares oficiais e documentos adulterados.
Um ano de mentiras
Segundo a Polícia Militar, o golpe começou há pelo menos um ano, quando o jovem iniciou um relacionamento com a atual companheira. Há cerca de dois meses, ele chegou a organizar um casamento com certidão falsificada, usando farda de major nas fotos da cerimônia.
O suspeito também teria aplicado golpes que somam mais de R$ 50 mil, alegando ter sido aprovado para trabalhar na Interpol e que precisava de dinheiro para um suposto curso obrigatório.
Farsa desmascarada pela família
No momento da abordagem, o homem negou ser major e afirmou ter apenas feito o alistamento obrigatório. A mentira foi rapidamente contradita pelo pai da vítima, de 64 anos, que relatou que o genro afirmava à família ser major e até teria se vangloriado de uma promoção recente.
No Boletim de Ocorrência, consta que o jovem enviava aos familiares documentos falsos do Diário Oficial da União, simulando promoções e lotações em unidades militares. Também dizia ter atuado no Centro de Inteligência do Exército e justificava a suposta perda do posto afirmando que familiares teriam vazado informações confidenciais.
Reincidente em golpes
A PM informou que o suspeito — identificado como André Lefon — já havia sido preso anteriormente pelo mesmo tipo de crime.
Em 2022, ele foi detido em Varginha, no Sul de Minas, por fingir ser médico. Na época, também falsificou documentos e uma publicação do Diário Oficial para simular nomeação oficial.
O suspeito foi preso em flagrante por falsificação de documento público, estelionato, usurpação de função pública e uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







