Investigações da Polícia Federal (PF) revelaram uma complexa rede de produção de fuzis destinada a facções criminosas do Rio de Janeiro, como o Comando Vermelho (CV). As armas eram fabricadas em plantas clandestinas em Belo Horizonte (MG) e em Santa Bárbara d’Oeste (SP), disfarçadas como empresas legítimas.

Segundo a PF, a fábrica em Santa Bárbara d’Oeste tinha capacidade para produzir até 3,5 mil fuzis por ano, com uso de pelo menos 11 equipamentos industriais de alta precisão, incluindo tornos e fresadoras. No local, foram apreendidos mais de 150 fuzis prontos e cerca de 31 mil peças. O delegado Samuel Escobar descreveu a operação: “Não era uma fábrica de garagem. Era uma planta industrial profissional, com equipamentos que custam milhões de reais”.
Operação em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a produção funcionava no bairro Calafate, sob a fachada de uma fábrica de móveis. O empresário Silas Diniz Carvalho, apontado como responsável pela oficina, foi preso em 2023 com 47 fuzis em seu apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A PF também identificou a participação da esposa de Silas na operação.
Segundo a investigação, a fábrica mineira operava na montagem, manutenção e produção de fuzis, alguns importados dos Estados Unidos. Além das armas, foram apreendidos carros de luxo, incluindo uma Lamborghini avaliada em R$ 1 milhão, usada pelo grupo para ostentação e transporte de material.
As imagens exibidas pelo Fantástico mostram Silas e a esposa embalando armas para envio às facções. Em um dos flagrantes, 23 fuzis foram colocados no porta-malas de um veículo que seguiria para o Rio de Janeiro.
Contexto da investigação
Batizada de Operação War Dogs, a ofensiva da PF faz referência ao filme Cães de Guerra (2016), que retrata o tráfico internacional de armas. A investigação apontou que Silas Diniz foi um dos maiores fabricantes de armas do país, movimentando uma estrutura industrial sofisticada para abastecer facções criminosas e perpetuar o tráfico de armas de alto calibre no Rio de Janeiro.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







