As fortes chuvas registradas nos últimos dias provocaram dois deslizamentos de terra na noite de domingo (2) em Belo Horizonte e em São José da Lapa, na Região Metropolitana. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), moradores da Vila Nossa Senhora do Rosário, na Região Leste da capital, relataram que parte de um barranco cedeu na Rua Pitangui, atingindo algumas moradias. A força da terra derrubou parte de um muro, mas ninguém ficou ferido.

Embora não tenha sido necessária a interdição imediata, uma obra realizada nos fundos de um dos imóveis é apontada como possível causa da movimentação de solo.
A Defesa Civil de Belo Horizonte esteve no local ainda na noite de domingo e constatou que uma pedra se desprendeu da encosta, atingindo os fundos de uma casa. O impacto comprometeu a parede posterior do imóvel e danificou uma caixa d’água instalada sobre o barranco. Outras estruturas não apresentaram danos aparentes.
O morador foi orientado a manter a área isolada até a vistoria técnica, realizada na manhã desta segunda-feira (3). Após a avaliação, a Defesa Civil determinou que os moradores da casa vizinha deixassem o local, devido ao risco de novos deslizamentos. O Corpo de Bombeiros interditou o imóvel e um bar que funciona ao lado.
A moradora Maria Aparecida de Souza, que precisou deixar sua residência, contou que ouviu um forte barulho durante a noite. Segundo ela, há uma construção de um prédio no alto da encosta e, com a chuva, parte da pedreira cedeu, provocando a queda da pedra.
Em São José da Lapa, uma casa localizada na Avenida Euzébia Maria de Jesus, no bairro Dom Pedro I, foi invadida pela água. A moradora, uma idosa, teve dificuldades para deixar o imóvel. Durante o atendimento, os bombeiros verificaram que uma escada havia desabado devido às chuvas, comprometendo a estrutura da residência. A Defesa Civil municipal foi acionada e interditou o local. A moradora foi acolhida por familiares.
Risco geológico
Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, o acumulado de chuvas dos últimos dias elevou o risco geológico em várias áreas da cidade. As regionais Leste e Nordeste estão em nível forte de alerta, enquanto Pampulha, Venda Nova e Norte permanecem em nível moderado. O aviso é válido até esta segunda-feira (3).
O órgão recomenda atenção aos sinais de saturação do solo e às condições estruturais dos imóveis. Em caso de indícios de deslizamento, os moradores devem sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Sinais de risco de deslizamento
- Trincas nas paredes;
- Água empoçada no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de postes ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos ou ruídos vindos do terreno.
Recomendações de segurança
- Evite cortes altos e inclinados em barrancos;
- Instale calhas no telhado da casa;
- Conserte vazamentos em caixas d’água e reservatórios;
- Não jogue lixo ou entulho nas encostas;
- Não despeje esgoto em barrancos;
- Não realize queimadas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







