O Atlético Mineiro anunciou, nesta quarta-feira (26), que Daniel Vorcaro está afastado do Conselho de Administração da SAF do clube. O empresário, um dos acionistas da equipe, foi detido pela Polícia Federal na segunda-feira (21) durante a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de emissão de títulos financeiros fraudulentos avaliados em até R$ 12 bilhões.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Galo, a decisão foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária e leva em conta os desdobramentos públicos da investigação. O clube afirma que, enquanto durar o afastamento, a cadeira ocupada por Vorcaro permanece vaga até nova deliberação dos acionistas. No texto, a SAF reforça seu compromisso com governança, transparência e responsabilidade institucional.
Esquema sob investigação
As apurações da PF apontam que o Banco Master, então comandado por Vorcaro, teria fabricado e negociado títulos de crédito sem lastro ou com documentação irregular, tratando-os como ativos legítimos no mercado financeiro. A conduta pode configurar crimes como gestão fraudulenta, organização criminosa e falsidade ideológica.
A investigação teve início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal. Segundo a PF, o esquema envolveria uma estrutura organizada dentro da instituição, incluindo dirigentes e funcionários. Parte dos papéis ilegais chegou a ser vendida a outra instituição financeira e, após fiscalização do Banco Central, foi substituída por novos ativos também irregulares.
- VEJA TAMBÉM: Quem é Daniel Vorcaro, o banqueiro por trás da fraude bilionária que levou à liquidação do Banco Master
Sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão foram realizados em diferentes estados do país. A captura do executivo aconteceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando ele se preparava para embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Poucas horas antes da operação, havia sido anunciado um acordo para a venda do Banco Master a um consórcio com investidores dos Emirados Árabes, que previa aporte inicial de R$ 3 bilhões. Com a prisão do diretor, o negócio foi desfeito, e o Banco Central decretou intervenção e liquidação extrajudicial da instituição, além de bloquear os bens de ex-administradores.
Vorcaro foi transferido para um presídio em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde permanece à disposição da Justiça.
Veja nota do Atlético:
“A SAF do Galo informa que, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última sexta-feira (21/11), os acionistas decidiram pela destituição de Daniel Bueno Vorcaro do Conselho de Administração.
A decisão decorre de fatos de conhecimento público que geraram impedimentos para o exercício regular de suas funções, conforme previsto nas normas internas de governança.
O assento no Conselho permanecerá vago até nova deliberação da Assembleia Geral de Acionistas.
A SAF do Galo reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade institucional e as melhores práticas.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







