A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Exodus na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na promoção de migração ilegal para os Estados Unidos. A ação investiga ainda crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro e bloqueio de bens dos investigados.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema era responsável por agenciar a saída clandestina de, pelo menos, 38 pessoas do Brasil, utilizando principalmente a rota do México para atravessar ilegalmente a fronteira norte-americana. O valor cobrado por migrante girava em torno de R$ 60 mil, o que representa um lucro estimado de R$ 2,2 milhões para o grupo.
As investigações indicam que a organização criminosa possuía uma estrutura bem definida, com funções específicas nas áreas de recrutamento, logística e movimentação financeira. A análise dos dados bancários revelou transações incompatíveis com a renda declarada dos suspeitos, além do uso de veículos como forma de pagamento, prática utilizada para ocultar a origem ilegal dos recursos.
O nome da operação, “Exodus”, que significa êxodo em inglês, faz referência à saída em massa de pessoas de uma região para outra. Segundo a PF, o termo simboliza o movimento de dezenas de brasileiros do Vale do Aço em direção aos Estados Unidos, por rotas clandestinas controladas por atravessadores.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







