Uma perseguição policial terminou com a morte do soldado Thiago Belizar Faustino, de 26 anos, na noite dessa sexta-feira (3), em Santa Luzia, na Grande BH. O militar era lotado no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM), unidade responsável pelo patrulhamento da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente aconteceu por volta das 19h20, na Rua Gama Neto, no bairro Barreiro do Amaral. O soldado, que pilotava uma motocicleta, foi lançado contra a parte frontal de uma Fiat Strada durante a perseguição e ficou desacordado no chão.
Tentativa de socorro
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e tentaram reanimar o policial por cerca de 40 minutos, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo testemunhas, o condutor da caminhonete relatou que seguia pela via quando viu duas motos em alta velocidade vindo na direção contrária. Uma delas, ocupada por dois suspeitos, fez uma manobra brusca e intencional, arremessando o soldado contra o veículo. Após o impacto, os criminosos fugiram em direção ao bairro Kennedy.
O motorista contou que tentou subir na calçada para evitar a colisão, mas não conseguiu. Ao perceber que o motociclista estava inconsciente, parou o carro e prestou socorro até a chegada de outros militares.
De acordo com outro policial que presenciou parte da ação, a perseguição começou após os militares ouvirem o barulho de motos em alta velocidade. O soldado Belizar iniciou o acompanhamento, mas os colegas que estavam a pé demoraram alguns segundos para embarcar em suas motos. Momentos depois, ao alcançarem a via, encontraram o colega caído e gravemente ferido.
Motorista admitiu ter bebido
O motorista da Fiat Strada admitiu ter consumido uma lata de cerveja durante o dia, informação confirmada pela esposa, que também estava no carro. Apesar disso, ele recusou-se a fazer o teste do bafômetro. A Polícia Civil realizou a perícia no local, e o corpo do soldado foi removido pelo rabecão.
O homem foi multado e conduzido preso à Delegacia de Polícia Civil em Santa Luzia. As buscas pelos motociclistas suspeitos seguem em andamento, mas até o fechamento da ocorrência ninguém havia sido localizado.
Luto na corporação
O 35º Batalhão da PM divulgou uma nota de pesar nas redes sociais lamentando a morte do soldado:
“Hoje, nossas vozes se unem em um só tom: o silêncio do luto pelo falecimento do Soldado Belizar. Sua ausência deixa um vazio entre familiares, amigos e irmãos de farda, mas sua coragem e dedicação permanecerão como exemplo”, diz o texto.
A nota encerra com uma homenagem:
“Que o Eterno conforte os corações enlutados. Descanse em paz, guerreiro.”
Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento do policial.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.