Quatro pessoas foram internadas em estado grave após ingerirem uma planta venenosa conhecida como “falsa couve”, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, nesta quarta-feira (8). As vítimas — uma mulher de 37 anos e três homens de 49, 60 e 67 anos — consumiram a espécie Nicotiana glauca, acreditando se tratar de couve comum.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o grupo preparou a planta refogada durante um almoço em família, em uma chácara na zona rural do município, onde haviam se mudado recentemente. A semelhança das folhas com a couve tradicional levou à confusão.
As vítimas passaram mal logo após a refeição, apresentando mal-estar, dormência, fraqueza muscular, dificuldade para respirar e visão turva.
Durante o atendimento, a mulher de 37 anos sofreu parada cardiorrespiratória, mas teve o quadro revertido pelos bombeiros e foi levada ao Pronto-Socorro Municipal.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado. Pouco depois, os três homens também entraram em parada cardiorrespiratória — todos foram reanimados e encaminhados à Santa Casa de Patrocínio, onde permanecem internados em estado grave.
Uma criança de 2 anos, que estava presente no local mas não ingeriu a planta, também foi levada ao hospital e permanece em observação médica.
A secretária municipal de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha, afirmou que a pasta acompanha de perto o estado de saúde das vítimas.
“Nossa equipe da Vigilância Sanitária atuou imediatamente assim que deram entrada na UPA e na Santa Casa, para que pudéssemos ofertar um cuidado de forma rápida. Infelizmente, eles ainda estão em estado grave”, disse.
Os quatro pacientes seguem hospitalizados, sendo dois no Hospital Santa Casa de Patrocínio e dois na UPA.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.