A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), uma operação em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, para cumprir mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de armazenar e compartilhar material de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
De acordo com a PF, a investigação começou a partir de denúncias relacionadas às cidades de Ibiá e Araxá. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos de informática e um celular. Todo o material será analisado por perícia técnica, com o objetivo de identificar eventuais outros crimes, verificar a participação de terceiros e esclarecer todas as circunstâncias do caso.
O suspeito, caso seja condenado, pode receber pena de até 10 anos de reclusão.
Alerta e prevenção
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis acompanharem e orientarem seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico. Conversar sobre os riscos da internet, supervisionar o uso de redes sociais, aplicativos e jogos, e monitorar atividades online são medidas essenciais para proteger crianças e adolescentes.
“Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco”, alertou a PF.
A corporação também destaca a importância de ensinar os jovens a se protegerem de contatos inadequados, reforçando que devem procurar ajuda sempre que necessário. Segundo a PF, informação e prevenção são as formas mais eficazes de garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.