A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu ao menos 1,6 mil garrafas de cachaça falsificada em uma fábrica clandestina no Bairro Cardoso, região do Barreiro, em Belo Horizonte. O dono do imóvel foi preso em flagrante durante a operação realizada nesta segunda-feira (6).
De acordo com o delegado Túlio Leno, responsável pelo inquérito, o local — um imóvel de três andares adaptado para a produção ilegal — não atendia a nenhuma norma de vigilância sanitária e apresentava condições precárias de higiene e armazenamento.
“Ele estruturou a casa como uma indústria para fabricação de cachaça. No primeiro andar armazenava a bebida, que era enviada por tubos e bombas até o terceiro, onde ocorria o envase”, explicou o delegado.
Durante a ação, os policiais encontraram rótulos falsificados, maquinários de envase e materiais de armazenamento. Também foram apreendidos dois tipos de bebida: uma clara e outra mais escura, que simulava cachaça envelhecida.
Segundo as investigações, o suspeito usava corante tipo caramelo para alterar a coloração do produto e enganar consumidores.
“O imóvel era completamente inapropriado, sem critério de assepsia. As garrafas estavam abertas e expostas, sem qualquer controle”, detalhou Leno.
Risco à saúde e falta de autorização
As amostras da bebida e dos materiais apreendidos serão periciadas para identificar possíveis substâncias tóxicas, como metanol, dietileno e propilenoglicol, compostos nocivos à saúde humana.
A Polícia Civil constatou que o local não possuía autorização da Prefeitura de Belo Horizonte nem do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a fabricação ou comercialização da bebida.
Além disso, o suspeito usava rótulos de marcas registradas, o que caracteriza crime de falsificação e adulteração de produto.
Após o flagrante, ele foi encaminhado ao sistema prisional, e as investigações seguem para identificar comércios que possam ter adquirido as bebidas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.