Uma mulher trans, identificada como Cristina Maciel Oliveira, de 45 anos, foi brutalmente assassinada pelo ex-companheiro, Matheus Henrique Santos Rodrigues, de 24 anos, na Rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, Região de Belo Horizonte. O crime aconteceu em plena luz do dia, nessa segunda-feira (20), e foi registrado por câmeras de segurança.
As imagens mostram o momento em que o agressor atinge Cristina com um soco, derrubando-a, e em seguida desfere nove pisadas na cabeça da vítima em apenas 12 segundos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a socorrê-la com vida, mas Cristina não resistiu aos ferimentos.
Segundo a Polícia Militar (PMMG), o suspeito foi preso em flagrante pouco depois do crime e confessou ter cometido o assassinato porque não aceitava o fim do relacionamento. Ele possui outras passagens pela polícia e foi encaminhado ao sistema prisional.
Cristina era mobilizadora social do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e atuava em projetos voltados à defesa dos direitos e da dignidade de pessoas trans e travestis.
Em nota, o Insea lamentou profundamente a morte e exaltou o legado da militante.
“Chris era nossa amiga, companheira e mobilizadora social em nosso projeto, que compartilha das mesmas lutas que ela: o direito à vida e à dignidade de pessoas trans e travestis”, afirmou a entidade.
O Instituto também cobrou justiça e repudiou a violência.
“Sua morte não pode ser tratada como mais uma estatística. É resultado direto da negligência social e institucional diante da vida e da dignidade de pessoas trans”, destacou a nota.
Nas redes sociais, circula um vídeo em que Cristina fala sobre a importância do nome e da identidade.
“Eu tenho nome, eu tenho direito e eu quero ser alguém. Quando me chamam ‘Cristina’, eu fico super feliz, porque o poder do nome eleva as pessoas a cada dia. Todo mundo tem o direito de ser e de sonhar.”
Testemunhas afirmaram que o crime foi motivado por ciúmes e relataram indignação com a brutalidade das agressões. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que o caso é investigado como feminicídio, e o corpo de Cristina foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para exames necroscópicos.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







