A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou, neste sábado (11), a suspeita de intoxicação por metanol na morte de um homem de 26 anos em Ipatinga, no Vale do Aço. O resultado preliminar dos exames laboratoriais post mortem apontou negativo para a substância tóxica.
O homem havia morrido na semana passada e o caso estava em investigação como possível intoxicação por ingestão de bebida alcoólica adulterada. No entanto, os testes realizados pelo Laboratório de Toxicologia afastaram a hipótese.
A pasta também informou que outros dois casos suspeitos foram descartados em Minas Gerais: o de uma mulher de 48 anos, em Belo Horizonte, e o de um homem de 25 anos, em Poços de Caldas.
“A SES-MG orienta que, diante de sintomas suspeitos, os pacientes procurem imediatamente atendimento médico. Todos os casos suspeitos devem ser comunicados ao CIATox/MG, que fornecerá orientações clínicas e fará a notificação ao Cievs-Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais)”, informou a secretaria em nota.
Situação nacional
De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento 246 notificações de intoxicação por metanol foram registradas no país, sendo 29 casos confirmados, 217 em investigação e 249 descartados.
Minas Gerais segue sem nenhum caso confirmado da doença. Os estados com confirmações são: São Paulo (25 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
O boletim federal ainda aponta cinco mortes confirmadas em São Paulo e 12 em investigação — sendo uma em cada um dos seguintes estados: Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco (3) e São Paulo (6).
Somente em São Paulo, 160 notificações ainda estão sob análise. Na sequência vêm Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







