Morreu nesta segunda-feira (13), em Patrocínio, no Alto Paranaíba, Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, que estava internada desde o dia 8 de outubro na Santa Casa de Misericórdia do município. A paciente foi hospitalizada com suspeita de intoxicação alimentar após consumir uma planta venenosa identificada como Nicotiana glauca, popularmente conhecida como “falsa couve”.
Após ingerir a planta, Claviana apresentou dormência nas pernas, dificuldade respiratória, mal-estar e visão embaçada. O quadro evoluiu para parada cardiorrespiratória, e, apesar dos esforços da equipe hospitalar, ela não resistiu.
Além de Claviana, três homens, com idades entre 60 e 67 anos, também foram atendidos em unidades de saúde da região com sintomas semelhantes. Uma criança de 1 ano e 6 meses foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não chegou a ingerir a planta e passa bem.
Erro na identificação da planta
De acordo com familiares, a planta foi colhida em uma chácara para ser usada no preparo do almoço. Por se parecer com a couve tradicional, os moradores acreditaram tratar-se de um vegetal comum e a refogaram antes do consumo.
A Nicotiana glauca, também conhecida como “charuteira” ou “couve-do-mato”, contém alcaloides altamente tóxicos que afetam o sistema nervoso e podem causar paralisia muscular e insuficiência respiratória.
Até o momento da publicação desta reportagem, não haviam sido divulgadas informações sobre o local, dia e horário do sepultamento de Claviana Nunes da Silva.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







