Um mineiro natural de Montes Claros, no Norte de Minas, está desaparecido na Região Metropolitana de Belo Horizonte após sofrer um surto psicótico. O homem, identificado como Iago Queiroz Costa, de 32 anos, havia sido deportado dos Estados Unidos e desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins na noite da última quarta-feira (22).
Desde então, a família procura por informações sobre seu paradeiro. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que confirmou a fuga do brasileiro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Vespasiano, na madrugada deste sábado (25).
Fuga durante internação médica
De acordo com o MDHC, Iago apresentava sinais de surto psicótico e delírios, embora sem risco imediato para si ou para terceiros, no momento da chegada ao Brasil. Ele foi avaliado por equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU Migração), que recomendaram acompanhamento médico especializado.
Na manhã seguinte, Iago foi encaminhado à UPA de Vespasiano para internação e estabilização. Entretanto, fugiu da unidade durante a madrugada.
“A assistente social de plantão informou que Iago havia sido procurado para atendimento, porém fugiu da unidade durante a madrugada”, disse o ministério, em nota oficial.
Providências e buscas
Após o desaparecimento, o MDHC acionou a Polícia Civil de Minas Gerais e comunicou o caso ao Ministério Público, à Defensoria Pública do Estado e à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, solicitando prioridade nas buscas.
O homem havia pedido para que não fosse feito contato com familiares após o retorno ao Brasil. Ainda assim, a família, que vive em Montes Claros, iniciou buscas e faz apelos nas redes sociais desde o desaparecimento.
Nota oficial do Ministério dos Direitos Humanos
Em comunicado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirmou que acompanha o caso “em articulação contínua com as instituições envolvidas” até sua completa resolução.
“Durante a recepção do voo de repatriados, Iago Queiroz Costa foi identificado com sinais de surto psicótico e encaminhado à rede de proteção e saúde. Após internação na UPA de Vespasiano, fugiu da unidade durante a madrugada. O MDHC acionou a Polícia Civil e os órgãos competentes para priorizar as buscas e segue acompanhando o caso”, informou a pasta.
Como ajudar
A família de Iago pede que qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser informado à Polícia Civil de Minas Gerais pelo telefone 197 ou 0800 2828 197.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







