O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (4) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Minas Gerais. A ocorrência foi registrada em Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, e está sob investigação das autoridades estaduais e federais de saúde.
De acordo com o boletim da pasta, o Brasil soma 127 casos de intoxicação por metanol ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 11 foram confirmados e 116 permanecem em análise.
Entre as notificações, o Ministério da Saúde informou que há 12 mortes associadas aos casos — duas confirmadas em São Paulo e outras dez em investigação. Dessas, oito ocorreram em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul.
- VEJA TAMBÉM: Secretaria de Saúde de MG desmente fake news sobre casos de intoxicação por metanol em BH
As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre o caso mineiro, como idade, sexo ou estado de saúde da pessoa afetada.
Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo concentra a maioria das notificações, com 104 registros, sendo 93 ainda sob investigação. Outros estados também apresentaram casos suspeitos:
O Ministério reforçou o alerta à população sobre o consumo de bebidas de origem duvidosa e destacou que o metanol é altamente tóxico, podendo causar cegueira, insuficiência respiratória e morte. As investigações seguem em parceria com as secretarias estaduais de saúde e os órgãos de vigilância sanitária.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.