Minas Gerais confirmou mais um óbito por febre maculosa, desta vez no município de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo boletim atualizado da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) até 13 de outubro.

Com a nova confirmação, Matozinhos registra três casos da doença em 2025, sendo dois fatais. No estado, o total de mortes pela febre maculosa chega a cinco casos neste ano. O boletim também indica um novo caso suspeito em Belo Horizonte, que já contabiliza cinco confirmações da doença.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença grave, transmitida pela picada de carrapatos infectados. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são essenciais para evitar complicações e mortes.
Segundo a SES-MG, as principais medidas de prevenção incluem:
- Evitar contato com carrapatos, usando roupas claras, mangas compridas, calçados fechados e meias altas em áreas de mata, pasto ou locais com animais. Repelentes à base de icaridina também são eficazes.
- Após atividades em áreas de risco, examinar o corpo e os animais de estimação, removendo carrapatos imediatamente com pinça.
- Manter quintais e terrenos limpos, realizar capina regularmente e aplicar carrapaticidas em cães, cavalos e bois conforme orientação veterinária. Quanto mais cedo o carrapato for removido, menor o risco de transmissão da bactéria.
A SES-MG reforça que a atenção precoce aos sinais da doença é fundamental para o sucesso do tratamento e redução de óbitos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







