Após mais de duas décadas sem expansões, a Linha 1 do metrô de Belo Horizonte ganhará uma nova estação em janeiro de 2026. A Estação Novo Eldorado, localizada em Contagem, na Região Metropolitana, será o novo ponto final do sistema. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante coletiva de imprensa.
Segundo Zema, a última inauguração na linha ocorreu há 23 anos, com a Estação Vilarinho.
“Em janeiro, essa nova estação começará a funcionar e deve atender cerca de 7 mil usuários, conforme estimativas iniciais. O próximo governador provavelmente vai inaugurar a maior parte dessa obra, mas fico muito satisfeito em ver esse avanço. O futuro será melhor, independentemente de quem venha a governar”, afirmou.
A Estação Novo Eldorado será a 20ª parada da Linha 1 e acrescentará 1,7 quilômetro de trilhos ao sistema. As obras estão com aproximadamente 85% de execução concluída. De acordo com a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, a nova estrutura foi projetada para receber até 12 mil passageiros por hora no horário de pico.
“Os estudos mostram que, inicialmente, teremos cerca de 4 mil usuários, mas a estação foi planejada para comportar três vezes esse número”, explicou Letícia Torres, superintendente do contrato de concessão da Metrô BH.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Pedro Bruno Barros de Souza, destacou que a ampliação reforçará a integração entre Contagem e Belo Horizonte.
“A visão do Estado é de expansão. Já há previsão para as futuras 21ª, 22ª e 23ª estações. Na região do bairro Beatriz, por exemplo, a linha de crédito já foi aprovada e será contratada pela concessionária. A meta é continuar ampliando a rede”, afirmou.
Obras e modernização
Além da ampliação, a Linha 1 passa por um processo de modernização, o que tem gerado transtornos temporários aos passageiros. As intervenções têm causado maior tempo de espera e necessidade de baldeação em alguns trechos, situação que vem sendo alvo de reclamações.
“Toda obra causa transtornos. Quem já reformou uma casa sabe disso. Mas é algo temporário e o benefício futuro é evidente”, comentou o governador.
Desde o último sábado (4), o metrô opera com alterações nos embarques e desembarques devido à intensificação das obras, que seguem em regime 24 horas por dia até 21 de outubro.
As estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho já foram revitalizadas. Entre as melhorias estão adaptações de acessibilidade, como sinalização em braile, banheiros acessíveis e pisos podotáteis. Atualmente, estão em reforma as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A previsão é que toda a modernização da Linha 1 seja concluída em 2026.
Outro avanço previsto é a chegada de 24 novos trens, com as primeiras unidades entrando em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições atenderão às Linhas 1 e 2, oferecendo mais conforto, eficiência energética e estabilidade nas viagens.
Linha 2 em andamento
Paralelamente, as obras da Linha 2 do metrô também estão em execução e devem levar o sistema até o Barreiro até 2028. O novo trajeto terá 10,5 quilômetros de extensão e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
O percurso vai conectar o metrô ao Anel Rodoviário e às avenidas Amazonas e Tereza Cristina, atendendo regiões com grande concentração de hospitais, escolas, indústrias, comércios e shoppings. A expectativa é que a Linha 2 transporte cerca de 50 mil passageiros por dia, transformando a mobilidade urbana na capital e na Região Metropolitana.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.