A chapa UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira (candidato a reitor) e Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-reitora), obteve 88,45% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade universitária realizada nessa terça-feira (21). A eleição, feita de forma on-line pelo sistema eletrônico da instituição, definiu a dupla que deverá conduzir a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de 2026 a 2030.
Ao todo, 50.637 pessoas estavam aptas a votar, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação. A votação ficou aberta entre 9h e 21h, e a apuração foi transmitida ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.
De acordo com o resultado, a chapa única recebeu 16.900 votos válidos ponderados, sendo 15.602 de docentes, 1.187 de técnicos e 110 de estudantes. Votos brancos representaram 11,55% do total ponderado.
Sistema de votação e pesos
Conforme o Estatuto da UFMG, os votos dos três segmentos têm pesos diferentes: 70% para docentes e 15% para técnicos e estudantes. Na contagem absoluta, Alessandro e Alamanda receberam 1.580 votos de professores, 714 de técnicos e 739 de estudantes.
O sistema eletrônico de consultas utilizado pela UFMG é protegido por criptografia, o que garante o sigilo e a segurança dos votos. A ferramenta já havia sido usada na eleição de 2021, que reconduziu Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira aos cargos de reitora e vice-reitor para o mandato 2022-2026.
Próximos passos
Com o resultado, o nome da chapa será encaminhado ao Colégio Eleitoral da universidade, formado pelos conselhos superiores da instituição, responsável por elaborar a lista tríplice a ser enviada à Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a nomeação oficial do novo reitor e da vice-reitora.
Agradecimento e balanço
Em vídeo divulgado após a apuração, Alessandro Fernandes afirmou que o resultado confirma o apoio da comunidade universitária ao projeto da chapa.
“Foram dois meses de itinerância em toda a universidade. Ouvimos ideias que agregaram à nossa proposta”, disse.
Já Alamanda Kfoury agradeceu às pessoas que participaram da votação e apoiaram o projeto.
“Agradecemos a todos que acreditaram no propósito de acolher, incluir e inovar”, destacou.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







