Um ano após assumir a concessão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, a EPR Via Mineira anunciou nesta quinta-feira (9) novas medidas para ampliar a segurança e o monitoramento da rodovia. A partir de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá acesso direto às câmeras da via, permitindo maior integração entre fiscalização, operação e resposta a emergências.

Durante o evento de prestação de contas realizado em Nova Lima, a concessionária entregou à PRF o Centro de Inteligência em Segurança Viária (CISV) e firmou parceria com o Movimento SOS 040, voltada à melhoria da segurança viária. Segundo Marcelo Gonçalves Viana, superintendente substituto da PRF em Minas, a medida visa reduzir acidentes e reforçar a segurança dos motoristas.
Novas tecnologias e fiscalização
Em uma primeira etapa, três câmeras serão instaladas no perímetro do Jardim Canadá, em Nova Lima, integradas à inteligência artificial (IA) para detectar automaticamente usuários sem cinto de segurança ou usando celular ao volante. Quando uma infração for identificada, a PRF poderá fiscalizar e autuar o condutor.
A concessionária prevê que até agosto de 2027 toda a rodovia esteja 100% monitorada por câmeras, como previsto no contrato de concessão. Computadores serão disponibilizados para a PRF, garantindo que ocorrências sejam analisadas e registradas em tempo real.
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Investimentos e melhorias no primeiro ano
Desde agosto de 2024, quando assumiu a administração do trecho, a EPR Via Mineira investiu R$ 348 milhões em obras e serviços que recuperaram a trafegabilidade da via, com extensão de 232,1 km em 27 municípios. Foram requalificados 500 km de pavimento, aplicadas 114 mil toneladas de asfalto, restauradas 66 pontes e viadutos, reformadas três passarelas e renovada a sinalização, incluindo 135 mil tachas refletivas.
O Centro de Controle Operacional passou a contar com 267 câmeras, oito radares e cinco painéis de mensagens variáveis, enquanto mais de 80 mil atendimentos médicos, mecânicos e de inspeção foram realizados. Seis em cada dez ocorrências registradas tiveram apenas danos materiais, sinal de redução na gravidade dos acidentes.
Trechos críticos, como o Trevo de Moeda (km 575) e o Trevo Paulo VI (km 633), registraram diminuição de 80% e 50% nas ocorrências com vítimas feridas, respectivamente. Durante os principais feriados de 2025, não foram registradas mortes no trecho.
Próximos passos
Para 2026, está prevista a duplicação do trecho de Congonhas (km 602 ao km 612), com entrega em 2031. Outros projetos incluem a implantação de sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), construção de um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros em Carandaí, nova unidade da PRF em Nova Lima e ampliação do dispositivo de pesagem de Olhos D’Água, em Belo Horizonte.
As obras estruturais também contemplam a instalação de muretas entre pistas, para reduzir colisões frontais. O contrato prevê a duplicação completa do trecho entre BH e Juiz de Fora até o sétimo ano da concessão.
Educação e conscientização
A concessionária reforça ações de conscientização sobre uso de cinto de segurança, capacetes, limites de velocidade e distância segura entre veículos. O Programa Conviver foi criado para divulgar dicas de segurança, campanhas educativas e engajamento nas redes sociais.
Segundo Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR, mais de 50% das mortes ocorreram com usuários sem cinto de segurança, e 18% não utilizam o equipamento. A educação viária, aliada à engenharia e fiscalização, é prioridade para reduzir acidentes.
Concessões na BR-040
A BR-040 em Minas Gerais é atualmente administrada por três concessionárias:
- EPR Via Mineira: BH a Juiz de Fora;
- Via Cristais: BH a Cristalina (GO);
- Elovias/Consórcio Nova Estrada Real: Juiz de Fora a Rio de Janeiro (inclui BR-495).
A EPR Via Mineira estima que, ao longo dos 30 anos de concessão, serão investidos R$ 8,6 bilhões no trecho sob sua administração.
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