Atingidos pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (28), ocupando a linha férrea da MRS Logística em Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O trecho faz parte da ferrovia do Sistema Paraopeba, utilizada por diversas mineradoras, incluindo a própria Vale. O grupo cobra avanços na reparação dos danos provocados pelo desastre, que completou mais de seis anos sem, segundo os manifestantes, alcançar a maioria das famílias atingidas.
Entre as principais reivindicações está a retomada do pagamento do “Auxílio Emergencial”, conhecido como Programa de Transferência de Renda (PTR), encerrado após o fim dos recursos previstos no acordo firmado em 2021 entre a Vale, o Governo de Minas e os Ministérios Públicos.
“Nós somos cerca de 250 pessoas atingidas aqui na bacia do rio Paraopeba. O clima é de muita indignação, porque o PTR foi cortado neste mês de outubro. No mês que vem, o pessoal não vai mais receber esse recurso, que é uma forma de mitigação. É um valor que as famílias utilizam basicamente para sobreviver, comprar alimentos e remédios”, afirmou Guilherme Camponêz, da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
O grupo também reivindica a manutenção da Assessoria Técnica Independente (ATI), atualmente prestada pela Aedas, entidade escolhida pelas comunidades atingidas. Os manifestantes afirmam que há risco de substituição da instituição sem consulta popular, o que, segundo eles, compromete o acompanhamento dos processos de reparação.
Além disso, o ato chama atenção para a falta de condições adequadas de participação dos atingidos na gestão dos projetos de reparação coletiva. O grupo pede o pagamento de diárias a conselheiros comunitários, como forma de compensar a perda de dias de trabalho durante reuniões e atividades de governança.
Processo judicial
A Justiça Federal definiu o calendário de audiências de instrução sobre o caso, que ocorrerão entre fevereiro de 2026 e maio de 2027. Nesta etapa, serão ouvidas testemunhas e acusados pelo rompimento da barragem, que deixou 272 mortos e devastou parte do município de Brumadinho.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







