A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou na manhã desta terça-feira (14) que todas as regiões do estado foram atingidas pelo apagão registrado no início da madrugada.
De acordo com a concessionária, o problema ocorreu às 0h32, quando houve a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN) que desliga automaticamente blocos de consumo para evitar o colapso do Sistema Elétrico de Potência (SEP).
O ERAC, segundo a Cemig, atua de forma escalonada e automática, por meio de relés de subfrequência, reagindo a perdas de geração ou falhas de interligação. O sistema reduz temporariamente o consumo para restabelecer o equilíbrio entre geração e demanda, mantendo a frequência da rede dentro dos limites de segurança.
A Cemig informou que 99% dos clientes tiveram o fornecimento de energia restabelecido até 1h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O serviço foi totalmente normalizado às 6h12.
O número de clientes e municípios afetados não foi divulgado pela concessionária, que afirmou ainda que as causas da ocorrência — registrada em várias partes do país — serão apuradas pelo ONS.
Além de Minas Gerais, houve relatos de falta de energia em diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Pernambuco.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







