A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou a lei que altera o nome da Praça da Federação, popularmente conhecida como “Pracinha do Coreu”, no bairro Coração Eucarístico, para Praça Cardeal Dom Serafim. A norma foi assinada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) nesta quinta-feira (4) e já está em vigor.
A proposta foi apresentada pelo vereador Pedro Patrus (PT) e aprovada pela Câmara Municipal em agosto. A homenagem reconhece Dom Serafim Fernandes de Araújo, cardeal da Igreja Católica, arcebispo emérito de Belo Horizonte (1986-2004) e reitor da PUC Minas entre 1960 e 1981. Dom Serafim faleceu em 2019, aos 95 anos.
Legado de Dom Serafim
Durante sua gestão na PUC Minas, Dom Serafim foi responsável pela transferência da universidade da Praça da Liberdade para o bairro Coração Eucarístico, consolidando a instituição no local. Ele também participou do Concílio Vaticano II e atuou em órgãos de educação e entidades culturais no Brasil e no exterior. A mudança de nome da praça integra as celebrações do centenário de nascimento do cardeal, comemorado entre 2024 e 2025.
VEJA TAMBÉM: Homem é condenado a 44 anos de prisão por duplo homicídio no Aglomerado da Serra, em BH
A “Pracinha do Coreu” é tradicional ponto de encontro de universitários e frequentadores da vida boêmia do bairro, localizada entre as ruas Dom Joaquim Silvério e Coração Eucarístico de Jesus, próxima ao campus principal da PUC Minas.
Homenagem a Alberto Pinto Coelho
Além da praça, outro projeto oficializou o nome do viaduto no cruzamento da Rua Waldomiro Lobo com a Avenida Cristiano Machado, nos bairros Guarani e Heliópolis, em homenagem ao ex-governador Alberto Pinto Coelho, falecido em novembro de 2023, aos 78 anos. A proposta foi apresentada pelos vereadores Helinho da Farmácia (PSD) e Maninho Félix (PSD), com aprovação unânime da comissão.
Pinto Coelho foi deputado estadual por quatro mandatos, presidente da Assembleia Legislativa em 2007 e assumiu o governo de Minas em 2014. Durante sua carreira, liderou projetos importantes, como o Aeroporto de Goianá e o Rodoanel Norte, além de ter sido dirigente de estatais e programas de infraestrutura.
O viaduto passa a ter o nome oficial após a publicação da lei em 13 de agosto de 2025, seguindo a tradição de homenagear personalidades de destaque no município, como o sargento Roger Dias da Cunha, morto em serviço no bairro Novo Aarão Reis em 2024.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.