A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou uma ampliação temporária da vacinação contra o HPV, que agora contempla jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A iniciativa segue determinação do Ministério da Saúde e será realizada até dezembro em todos os centros de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa é que cerca de 38 mil jovens dessa faixa etária ainda não tenham sido vacinados em Belo Horizonte. Até o momento, apenas 334 doses foram aplicadas nesse grupo. O imunizante protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18) e previne diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, de órgãos genitais femininos e masculinos, além de cânceres de boca e garganta.
“Essa ampliação é uma oportunidade para resgatarmos adolescentes e jovens que, por diferentes motivos, não iniciaram a vacinação. Nossa meta é ampliar ao máximo a cobertura, já que a vacina é fundamental para prevenir diversos tipos de câncer relacionados ao HPV”, destacou Paulo Roberto Lopes Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da PBH.
Situação vacinal em BH
Na capital, a cobertura vacinal contra o HPV já atinge 91,27% entre meninas e 75,63% entre meninos na faixa etária de 9 a 14 anos, público-alvo da campanha regular. Para essa idade, o esquema vacinal é de dose única.
Já os jovens de 15 a 19 anos, agora incluídos de forma temporária, devem se vacinar até dezembro para garantir a proteção.
Documentos necessários
Para receber a dose, é preciso apresentar:
- Documento de identificação com foto ou certidão de nascimento;
- CPF;
- Cartão de vacinas.
Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Outros grupos prioritários
Além dos adolescentes e jovens, a vacina também é indicada para:
- Homens e mulheres transplantados (órgãos sólidos ou medula óssea) de 9 a 45 anos;
- Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
- Pessoas com HIV/aids, de 9 a 45 anos;
- Usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), de 15 a 45 anos;
- Vítimas de violência sexual;
- Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
A PBH reforça que a vacinação é gratuita e uma das principais estratégias de prevenção contra doenças graves relacionadas ao HPV.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.