Cinco distribuidores foram alvos de uma operação da Receita Federal, em parceria com a Polícia Militar, nesta segunda-feira (29), na região central de Belo Horizonte. A ação, batizada de Operação Atacado Central, teve como objetivo combater a comercialização de brinquedos e produtos eletrônicos irregulares ou pirateados.
Durante a fiscalização, foram apreendidas mercadorias avaliadas em mais de R$ 3 milhões, entre elas bicicletas e motonetas elétricas, drones, câmeras de monitoramento, caixas de som, TV box, ferramentas, copos térmicos e acessórios para celulares. Os comerciantes terão prazo para comprovar a legalidade das aquisições, sob pena de perda dos produtos.
De acordo com a Receita Federal, algumas das empresas investigadas não realizam compras formais com nota fiscal há mais de um ano e meio, o que indica possível informalidade. Uma das empresas também possuía um carro BMW registrado, levantando suspeitas sobre movimentações financeiras irregulares.
A operação contou com 17 servidores da Receita Federal e 19 policiais militares e visou, além da apreensão de produtos, conscientizar comerciantes e consumidores sobre os riscos da comercialização de mercadorias ilegais.
Segundo a Receita, a prática causa prejuízos fiscais, concorrência desleal e está associada a crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e riscos à saúde pública. Produtos estrangeiros só podem ser vendidos legalmente no Brasil mediante importação regular, certificação do Inmetro, homologação da Anatel e controle sanitário da Anvisa.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.