A veterinária Carolina Arruda, de 28 anos, que sofre com neuralgia do trigêmeo – considerada por médicos como a pior dor do mundo –, obteve na Justiça o direito de plantar Cannabis em casa para uso medicinal. A decisão liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) neste mês.
Segundo o despacho, a paciente apresentou melhora significativa com o uso da Cannabis, incluindo redução das dores, melhora no sono e na ansiedade, além de ganho de qualidade de vida.
Carolina ficou conhecida nacionalmente após lançar uma vaquinha para custear uma morte assistida na Suíça, onde a prática é legalizada. Ela também fundou a Associação Neuralgia do Trigêmeo Brasil, que apoia pacientes diagnosticados com a doença.
Plantio autorizado e fiscalização
A liminar autoriza o cultivo em casa, mas determina que a atividade pode ser fiscalizada pelas autoridades policiais e sanitárias. Qualquer excesso na quantidade plantada poderá ser destruído, e a comercialização ou doação é proibida.
Devido à baixa mobilidade de Carolina, seu marido, Pedro Augusto Arruda Leite, foi autorizado a realizar o plantio.
O advogado Murilo Nicolau, que representa o caso, reforçou que a decisão ainda é liminar e pode haver recurso:
“É uma vitória importante, mas está só começando. Sabemos que ainda haverá muita disputa judicial”, afirmou.
Cannabis no tratamento da dor
De acordo com a médica Rafaela Bock, que acompanha Carolina, o uso da Cannabis tem mostrado resultados positivos. Outro especialista, o médico Carlos Marcelo de Barros, destacou que a erva atua como adjuvante no controle da dor crônica:
“O sistema endocanabinoide ajuda a regular funções como humor, sono e percepção da dor. Não resolve sozinho casos graves, mas contribui no tratamento.”
A autorização é mais um marco no debate sobre o uso medicinal da maconha no Brasil, tema que avança na Justiça, mas ainda enfrenta resistência em setores conservadores.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.