A Maratona Oficial de Belo Horizonte divulgou, nesta segunda-feira (8), os percursos da primeira edição do evento, marcada para o fim de semana entre 15 e 17 de maio de 2026. A prova principal, de 42 km, terá largada às 5h do dia 17, na Praça da Estação, e passará por pontos importantes da capital, incluindo a Arena MRV, Via 710, Viaduto José Cândido e avenidas centrais, até o retorno ao ponto inicial.
Além da maratona, outras modalidades estão confirmadas. A corrida de 5 km acontecerá na noite de 15 de maio, também com saída da Praça da Estação, passando por locais turísticos e culturais, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí. Já a Maratona de Revezamento dividirá os 42 km entre dois atletas, com 21 km para cada um. Outra novidade será o “Desafio Pão de Queijo com Doce de Leite”, que desafiará corredores a participarem tanto dos 5 km quanto da maratona completa.
As inscrições serão abertas em setembro de 2025, por meio da plataforma Ticket Sports.
Vila da Maratona e programação cultural
O Parque Municipal receberá, entre 15 e 17 de maio, a Vila da Maratona, com feira gastronômica, atrações musicais, atividades culturais e espaços interativos. A abertura, na sexta-feira (15), terá entrega de kits, recepção de grupos de corrida e shows locais. No sábado (16), estão programadas a corrida de 5 km e a Corrida Kids. O domingo (17) será dedicado à prova principal de 42 km.
Durante o trajeto da maratona, blocos de carnaval, apresentações artísticas e até petiscos mineiros em pontos de hidratação irão animar os corredores, em uma proposta que busca unir esporte e cultura.
Impacto esperado
Segundo os organizadores, a expectativa é que o evento se consolide como um dos principais do calendário esportivo nacional, atraindo atletas de várias regiões do Brasil e do exterior. Além do fortalecimento da imagem da capital como destino esportivo e cultural, a maratona deve gerar impacto positivo para setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio local.
Mais informações sobre a programação e as inscrições estão disponíveis no site oficial e no perfil do evento no Instagram: @maratonaoficialdebelohorizonte.
Ver essa foto no Instagram
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.