Um grupo de 52 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou, na noite dessa quarta-feira (10), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O voo, operado por uma aeronave americana, fez escala em Bogotá, na Colômbia, antes de chegar a Minas Gerais e depois seguiu viagem para a Argentina.
Segundo a Polícia Federal, mais de 1,7 mil brasileiros já foram deportados dos EUA em 2025, considerando registros desde o início do ano. Entre os passageiros que chegaram a Confins estavam três crianças e dois idosos.
Para o acolhimento, o Ministério dos Direitos Humanos montou uma estrutura especial por meio do programa Aqui é Brasil. De acordo com a coordenadora Ana Maria Gomes, os deportados receberam kits de lanche, doações de higiene e apoio logístico para retornarem às suas cidades de origem.
“Estamos garantindo atendimento com dignidade e humanismo para esse público específico”, afirmou.
O acordo firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos prevê medidas para evitar que cidadãos brasileiros fiquem detidos em território norte-americano ou sejam enviados para outros países.
Durante o desembarque, foi possível observar que parte dos deportados ainda vestia uniformes usados em prisões de imigrantes ilegais nos EUA, como moletons cinzas e macacões laranja semelhantes aos retratados em filmes. Ao contrário de outras ocasiões, os recém-chegados preferiram não dar entrevistas à imprensa.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.