O governo federal lançou nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, que vai fornecer botijões de gás de 13 kg gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Minas Gerais, 1,2 milhão de famílias serão beneficiadas, representando cerca de 3,6 milhões de pessoas. O início da distribuição está previsto para novembro de 2025.
O programa substitui o Auxílio Gás, oferecendo o benefício diretamente em botijões, em vez de pagamento em dinheiro. As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo terão direito ao gás, com prioridade para aquelas que já recebem o Bolsa Família. Cada família poderá receber até seis botijões por ano, dependendo do tamanho do núcleo familiar.
Durante o lançamento, realizado no Aglomerado da Serra, o maior da capital mineira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o programa visa reduzir a pobreza energética e aliviar o orçamento doméstico das famílias mais vulneráveis.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que mais de 58 mil revendas credenciadas participarão da distribuição e que os beneficiários poderão acessar o vale-gás digital por meio de um aplicativo ou retirar um vale impresso em agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas.
O programa terá custo integralmente custeado com recursos públicos, sem necessidade de créditos adicionais. Para 2025, a Lei Orçamentária prevê R$ 3,57 bilhões para a implementação do programa.
O setor de distribuição de gás vê a iniciativa como positiva. Segundo Pedro Turqueto, CEO da Copa Energia, a demanda pelos botijões pode gerar investimentos em novas unidades e aumentar a comercialização, atingindo populações que normalmente não compram gás. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás (Sindigás) estima que o programa aumentará a demanda por até 30 milhões de botijões ao ano, um crescimento de cerca de 7,5% em relação às vendas atuais, que somam 400 milhões de cargas anualmente.
O Gás do Povo promete beneficiar milhões de famílias, reduzir custos domésticos e fortalecer o setor de distribuição de gás no país, especialmente em regiões vulneráveis como a capital mineira.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.