Um galo que canta durante a madrugada virou caso de polícia em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e pode ter que deixar a residência onde vive com seus tutores, um casal de idosos. O caso será analisado nesta quarta-feira (17) por uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, que fará uma vistoria no imóvel para verificar as condições de criação do animal.
O problema começou após moradores de um prédio vizinho reclamarem do barulho constante durante a noite e registrarem um boletim de ocorrência na Polícia Militar (PMMG), além de acionar a prefeitura.
Segundo o Código Municipal de Saúde, é proibida a criação ou manutenção de animais que causem insalubridade ou incômodo à vizinhança. O artigo 82 do texto cita especificamente situações em que sons, como latidos ou cantos, perturbem o sossego público, afetando o descanso, estudos ou a saúde de moradores.
Barulho e insatisfação
Um morador do prédio, que preferiu não se identificar, contou que o problema persiste desde quinta-feira (11), data em que o boletim foi registrado.
“A gente esperava que a situação fosse resolvida, mas só piorou. É muito ruim para quem trabalha em turno. Precisei deixar de usar o quarto dos fundos e passar a dormir em outro cômodo. Mesmo assim, não adiantou muito. Acho que a única saída vai ser mudar de apartamento, já estamos procurando outro lugar”, disse.
Segundo ele, vizinho e outros moradores tentaram capturar o galo no último fim de semana, mas não conseguiram. Ainda de acordo com o relato, o casal responsável pela ave não se mostrou disposto a resolver a situação.
“Eles disseram que a casa deles estava aqui antes do prédio ser construído. É um casal de idosos, não faz sentido ficar discutindo”, afirmou o morador.
Com a vistoria da Vigilância Ambiental, a prefeitura poderá determinar medidas que vão desde orientações aos tutores até a retirada do animal do local, caso seja constatada violação das normas de saúde pública.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.