O vereador de Contagem, Léo da Academia (PDT), esteve no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e na Assembleia Legislativa (ALMG) nesta segunda-feira (8) para cobrar análises detalhadas da água fornecida pela Copasa. A medida foi motivada pelo surto de diarreia registrado no município, que já contabiliza 1.957 atendimentos por gastroenterites e Doença Diarreica Aguda (DDA) desde 3 de agosto.
De acordo com levantamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre os dias 11/8 e 4/9 foram 1.696 ocorrências. A média é de 54 casos por dia, ou seja, a cada 27 minutos, um paciente chega a uma UPA com sintomas como fraqueza, dor abdominal e diarreia.
Reclamações da população
Moradores relatam alteração no cheiro e no gosto da água, com sabor de barro e mofo. Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador classificou a situação como “alarmante” e denunciou casos de diarreia em bairros como Milanez e Maracanã.
“A água está vindo com odor forte, muito turva. A população sofre com a péssima qualidade da entrega de água em Contagem e na Grande BH”, afirmou.
O parlamentar pediu que a Justiça determine a realização de análises técnico-sanitárias completas, com exames microbiológicos, físico-químicos e de possíveis contaminantes, para verificar se há relação entre os casos de DDA e o abastecimento.
Posição da Copasa
Em nota, a Copasa negou qualquer irregularidade e classificou como “irresponsáveis” as denúncias que atribuem as doenças à água distribuída. A empresa afirma que cumpre todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, ressaltando que o tratamento inclui cloro residual, que elimina vírus e bactérias.
A companhia informou ainda que realiza mensalmente mais de 5 mil coletas de amostras em Contagem, analisando 130 parâmetros de qualidade, e que os resultados já foram compartilhados com a Arsae-MG e a Fundação Hemominas. Além disso, anunciou a contratação de um laboratório independente para reforçar os testes nos próximos 12 meses.
Segundo a Copasa, todos os laudos serão encaminhados ao Ministério Público para comprovar a potabilidade da água.
A reportagem entrou em contato com o Ministério Público e com a Prefeitura de Contagem, mas ainda não obteve retorno.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.