O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia, nesta segunda-feira (22/9), contra Matteos França, de 32 anos, acusado de matar a própria mãe, a professora Soraya Tatiana Bonfim França, de 56 anos, em Belo Horizonte.
Além do crime de feminicídio com duas causas de aumento de pena – por ter sido cometido com asfixia e dificultar a defesa da vítima –, o homem também vai responder por ocultação de cadáver e fraude processual.
A denúncia será analisada pelo 1º Tribunal do Júri da capital mineira, que definirá se o acusado irá a júri popular, como espera o Ministério Público.
De acordo com as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Soraya foi morta no apartamento em que morava com o filho, no bairro Santa Amélia, após recusar arcar com as dívidas dele, ligadas a empréstimos e apostas on-line. O acusado teria utilizado um golpe conhecido como “mata-leão” para asfixiá-la.
Em depoimento, Matteos afirmou ter agido em um momento de “surto” em razão do colapso financeiro. No entanto, o MPMG destacou que a vítima já vinha sofrendo violência psicológica e patrimonial do filho.
Segundo os promotores de Justiça Cláudio Barros e Caio Bogus, responsáveis pela denúncia, o crime foi caracterizado como feminicídio por ter ocorrido em um contexto de violência doméstica e familiar.
“O acusado submetia a mãe a agressões psicológicas e patrimoniais. A forma brutal como o crime foi cometido e o histórico de abusos reforçam o enquadramento como feminicídio”, destacou Barros.
Próximos passos
Após a apresentação da denúncia, testemunhas de acusação e defesa serão ouvidas, e o juiz responsável decidirá se o caso será levado a júri popular. O corpo de Soraya foi encontrado após a ocultação praticada pelo acusado, que também tentou manipular as investigações, segundo o Ministério Público.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.