A Prefeitura de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública após a confirmação de dois óbitos por febre maculosa no município. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Alberto Pires (Avante) e terá validade inicial de 180 dias.
Segundo o Executivo, a medida busca reforçar a prevenção e o enfrentamento da doença infecciosa, transmitida pelo carrapato-estrela. A Santa Casa de Caeté já ativou protocolos de atendimento para casos suspeitos, enquanto a Vigilância Epidemiológica intensificou ações educativas, com foco nas áreas rurais.
O decreto proíbe a realização de eventos públicos ou privados que possam favorecer a disseminação do agente transmissor, sobretudo aqueles que envolvem aglomeração de animais.
Cenário da doença em MG
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SEE-MG), 27 casos de febre maculosa foram registrados em 2025 até esta sexta-feira. Belo Horizonte (5), Itabira (4) e Santa Luzia (3) lideram o número de ocorrências. Outras 13 cidades tiveram um caso cada.
Nos últimos anos, Minas Gerais registrou os seguintes números da doença:
- 2022: 27 casos e 6 mortes
- 2023: 90 casos e 20 mortes
- 2024: 95 casos e 4 mortes
Orientações à população
A Prefeitura reforça que moradores que apresentarem febre, dor de cabeça, dores musculares, náusea ou vômito devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e informar se tiveram contato com animais ou carrapatos. O diagnóstico precoce é essencial para reduzir os riscos da doença, considerada grave e de rápida evolução.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.