A brasileira Gisele Oliveira, de 40 anos, foi presa nesta terça-feira (5) em Coimbra, Portugal, após passar mais de dois meses foragida. Ela era procurada pela Interpol e é acusada de ter matado os cinco filhos, supostamente envenenados com sedativos, entre os anos de 2008 e 2023, em Minas Gerais. A prisão foi divulgada pelo jornal português Correio da Manhã.
Segundo as autoridades, Gisele deve comparecer nesta quarta-feira (6) ao Tribunal da Relação de Coimbra, onde teve a prisão preventiva decretada enquanto aguarda o processo de extradição para o Brasil. Ela pode ser condenada a até 154 anos de prisão pelos crimes.
As mortes dos filhos ocorreram de forma semelhante: segundo as investigações, Gisele teria administrado doses elevadas de sedativos nas crianças durante a noite. As vítimas morreram sem atendimento médico, e as mortes foram inicialmente atribuídas a causas naturais. Duas ocorreram em 2010, outras duas em 2019 e a última em 2023.
O caso começou a ser investigado após a própria mãe de Gisele levantar suspeitas sobre a repetição dos episódios e procurar a polícia e o Ministério Público. Quando soube da investigação, a suspeita fugiu do Brasil, escapando de ser presa em Timóteo, no Vale do Aço.
Já em território português, Gisele vivia discretamente com o companheiro, pai de três das cinco crianças mortas e com um filho menor de idade. A mulher estava em situação irregular no país e havia entrado em Portugal em abril deste ano. Após sua prisão, o menor foi encaminhado ao CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), órgão equivalente ao Conselho Tutelar.
Segundo a Polícia Judiciária de Portugal, Gisele tentou resistir à prisão, mas foi detida por agentes da Unidade de Informação Criminal. O companheiro da brasileira trabalha no setor da construção civil em Coimbra.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.