A qualidade da água da Lagoa da Pampulha apresentou melhora nos últimos monitoramentos feitos pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi). Em junho, o Índice de Qualidade da Água (IQA) chegou a 82, classificação considerada “ótima” pela metodologia utilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
De acordo com a Smobi, as medições registraram variações entre aceitável, bom e ótimo nos principais pontos analisados. Técnicos atribuem a melhora a ações como tratamento da água com biorremediação e remoção de fósforo, elemento que prejudica o equilíbrio ambiental do reservatório.
Apesar do avanço, a Lagoa segue com histórico de poluição e está no centro de um processo judicial movido pela PBH em 2023 contra a Copasa e o governo de Minas, que prevê a universalização do sistema de esgotamento sanitário na Bacia Hidrográfica da Pampulha. O acordo estabeleceu prazo de cinco anos para atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto.
A gestão da área passou a ser feita também por um Comitê Gestor Municipal, criado em 2023, e por um convênio firmado em 2024 entre governo estadual, PBH, Prefeitura de Contagem e Copasa, com acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). O documento prevê um plano de revitalização, diagnóstico integrado e medidas para segurança hídrica da região.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.