Um detento foi encontrado morto, na tarde desta segunda-feira (18), no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo policiais penais, Lúcio Flávio Valadares Soares, de 37 anos, foi achado pendurado pela grade da cela com um lençol amarrado ao pescoço, já sem sinais vitais. O óbito foi confirmado por uma equipe do Samu.
O preso havia dado entrada na unidade na última quinta-feira (14) e tinha passagens pelo sistema prisional desde 2012. Ele deveria ter sido colocado em liberdade provisória na sexta-feira (15), conforme decisão da juíza Fernanda Chaves Carreira Machado, após pedido do Ministério Público e da defesa.
Dois dias antes da decisão judicial, no entanto, Lúcio foi flagrado por agentes destruindo parte das instalações da cela, quebrando o vaso sanitário e arrancando a porta e o marco de ferro do banheiro. Um companheiro de cela relatou que o preso estaria em “surto psicótico”. O próprio detento afirmou usar medicação controlada, mas disse não estar recebendo os remédios há dias dentro do presídio.
Na decisão, a magistrada considerou que não havia justificativa para nova prisão cautelar, uma vez que Lúcio já cumpria pena por condenação anterior. Ela também destacou indícios de que os atos de vandalismo ocorreram em meio a um surto, possivelmente agravado pela falta de tratamento adequado.
Apesar da ordem de soltura com medidas cautelares, como comparecimento a todos os atos processuais e proibição de cometer novos delitos, o preso morreu antes de deixar a unidade.
A Polícia Civil vai investigar o caso.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.