A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta segunda-feira (25) que vai retirar gradualmente os agentes da Guarda Municipal dos centros de saúde até o fim deste ano.

Segundo o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a medida busca aprimorar o atendimento, já que grande parte dos conflitos nas unidades não envolve roubo, mas situações de estresse dos usuários.
“Não é o guarda fardado que vai resolver o problema de estresse. Quando for necessária a intervenção, a Guarda estará próxima e poderá agir rapidamente”, afirmou.
Como alternativa, a administração estuda contratar lideranças comunitárias para atuar dentro das unidades. O prefeito explicou que pessoas da própria comunidade poderiam intermediar situações de conflito, dialogando com os frequentadores e ajudando a organizar o atendimento.
“Se eu colocar alguém da própria comunidade, a chance de sucesso é muito maior, porque ele conhece as pessoas e pode conversar diretamente com elas, acalmando situações de tensão”, disse Damião.
A medida será implementada ao longo dos próximos meses, com o objetivo de melhorar a convivência nos centros de saúde e reduzir conflitos sem a necessidade de presença constante de agentes da Guarda Municipal.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







