A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou nesta terça-feira (12) a abertura de um procedimento pela Corregedoria para investigar a delegada Ana Paula Lamego Balbino, esposa do empresário suspeito de matar o gari Laudemir de Souza Fagundes. O crime ocorreu na manhã da segunda-feira (11) em Belo Horizonte, e a arma utilizada pertencia à delegada.
Conforme depoimento do suspeito, René da Silva Nogueira Júnior, que inicialmente negou o crime, a arma usada no disparo era de uso pessoal da esposa. O veículo usado por ele também estava registrado em nome da delegada. No boletim de ocorrência, René afirma que a delegada possui uma arma do mesmo calibre da que foi empregada no homicídio.
Após a confissão, policiais se dirigiram até a residência do casal, no bairro Piemonte, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. No local, a delegada entregou espontaneamente a sua arma funcional. Outra arma, que teria sido usada no crime, foi encontrada no escritório do apartamento, sobre uma estante, junto com a funcional.
As armas foram apreendidas pelo delegado Evandro Radaelli, responsável pela investigação. A Polícia Civil explicou que a apreensão da arma funcional da delegada visa apurar possível negligência na guarda do armamento, que pode configurar transgressão disciplinar. Além disso, a medida garante a identificação da arma usada no homicídio, visto que os laudos periciais ainda não foram concluídos.
Além do procedimento disciplinar, a corporação instaurou um inquérito para investigar, com rigor e transparência, a conduta da delegada, que tem vínculo pessoal com o suspeito. Em nota, a Polícia Civil se solidarizou com os familiares da vítima e reafirmou seu compromisso com a legalidade, a imparcialidade e a completa elucidação dos fatos.
René teve a prisão em flagrante mantida pelos crimes de ameaça e homicídio qualificado, por motivo fútil e uso de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima. Três testemunhas foram ouvidas e reconheceram o suspeito. O empresário está detido no Ceresp Gameleira, à disposição da Justiça.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.