A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Estoque Controlado, que apura desvios de recursos do Programa Farmácia Popular do Brasil em Minas Gerais. A ação foi realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).
Segundo as investigações, o esquema teria causado um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Santa Margarida, na Zona da Mata mineira, por determinação da Vara Federal de Manhuaçu.
A apuração começou a partir de auditorias da CGU, que identificaram irregularidades em farmácias conveniadas ao programa. Entre elas, a chamada “dispensação fictícia” quando estabelecimentos informavam ao Ministério da Saúde a entrega de medicamentos à população sem ter estoque suficiente. A prática resultava no recebimento indevido de recursos públicos.
Criado em 2004, o Farmácia Popular tem como objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais por meio de parcerias com estabelecimentos privados. O desvio de recursos destinados à saúde, segundo a PF, agrava ainda mais o cenário orçamentário do setor, que já enfrenta restrições financeiras.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.