Postos de combustíveis em Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram fiscalizados nesta terça-feira (26) durante mais uma etapa da operação Apate, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ação contou com participação do Procon-MPMG, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem) e Procons Regionais.
Nos dois municípios, os fiscais do Procon-MPMG avaliaram a qualidade dos combustíveis e aferiram a precisão dos bicos injetores. Foram analisados aspectos como densidade, temperatura e teor de álcool da gasolina. Segundo o órgão, nenhuma irregularidade foi constatada nas amostras coletadas.
O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem, Alex Soares Nacif, destacou a importância da fiscalização contínua.
“As ações garantem a qualidade e a quantidade de combustível ofertado ao consumidor e também inibem outras práticas infrativas, como cartelização e violação do direito à informação”, afirmou.
Resultados da operação em Minas
Até agora, a operação já passou por 11 cidades: Contagem, Betim, Belo Horizonte, Itabirito, Campo Belo, Patos de Minas, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, Juiz de Fora e Três Pontas.
No total, foram:
- 45 postos fiscalizados;
- 199 bombas aferidas;
- 5 postos interditados;
- 38 bombas interditadas;
- 203 testes de qualidade realizados;
- 78 autos de infração lavrados.
O Corpo de Bombeiros também identificou 70 irregularidades e lavrou 48 boletins de ocorrência.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.