A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (18), a Operação Senhores da Guerra, com foco em uma organização criminosa que atuava em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O grupo, formado por pelo menos 38 pessoas, abastecia facções rivais com armas de fogo, munições e coletes balísticos.
Ao todo, estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A Justiça também determinou duas prisões preventivas e seis temporárias, além da apreensão de mais de 40 armas registradas, cujos donos podem ter os registros cassados. A operação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG).
Como começou a investigação
As apurações tiveram início após a Operação Muro de Ferro, em fevereiro deste ano. Na ocasião, a apreensão de armamentos revelou a estrutura do grupo que atuava na região do Vale do Rio Doce.
De acordo com a PF, dois homens lideravam o esquema: eles adquiriam armas e munições, repassando o material tanto a criminosos locais quanto a pessoas com registros válidos de CAC (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). Apesar da aparência legal, a compra ocorria de forma irregular. O comércio clandestino era sustentado por outros cinco integrantes da quadrilha.
Produção clandestina e arsenal modificado
As investigações também apontaram a participação de um armeiro e instrutor de tiro de Governador Valadares, responsável pela manutenção das armas e pela intermediação em negociações ilegais.
Outro ponto que chamou atenção foi a descoberta de um acessório fabricado pelo grupo, capaz de aumentar a letalidade de fuzis, permitindo disparos em modo rajada.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.