Um avião com 100 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na tarde desta quinta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Este é o 15º voo do tipo autorizado pelo governo norte-americano em 2025, como parte do processo de repatriação de imigrantes em situação irregular no país.
A aeronave decolou diretamente do Texas, nos EUA, e seguiu para Minas Gerais sem escalas, diferente de voos anteriores que costumavam fazer parada em Fortaleza. A decisão de pousar em Confins foi tomada, segundo o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), devido à estrutura adequada do aeroporto para o atendimento humanitário e também à proximidade com a região de origem da maioria dos deportados, que são mineiros.
Entre os deportados estão 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados. O governo brasileiro, por meio do MDH, informou que ofereceu vacinas contra sarampo, rubéola e caxumba aos passageiros que optassem pela imunização. A medida visa garantir condições mínimas de saúde pública e acolhimento após a chegada ao país.
Conforme as autoridades brasileiras, uma das mudanças nesta operação foi a ausência de escalas no trajeto, adotada para reduzir o tempo em que os deportados permanecem algemados durante o transporte, conforme as normas das autoridades de imigração norte-americanas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.