Uma megaoperação coordenada por forças de segurança e órgãos de fiscalização ambiental em Minas Gerais resultou, nesta terça e quarta-feira (5 e 6 de agosto), na destruição de 12 áreas de garimpo ilegal ao longo dos rios Verde e Sapucaí, no Sul do estado. Ao todo, 13 pessoas foram presas em flagrante e as multas aplicadas ultrapassam R$ 2,1 milhões.

Batizada de Fogo no Garimpo, a ação vistoriou 15 frentes de exploração sem licença ambiental nos municípios de Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações e Varginha. Durante a operação, foram lavrados 14 autos de infração, totalizando R$ 2.153.500 em penalidades.
As estruturas ilegais, principalmente balsas com equipamentos de sucção de ouro, foram destruídas por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os garimpeiros utilizavam o maquinário para explorar o leito dos rios, causando danos ambientais significativos.
A ofensiva contou com a participação de 103 agentes, entre policiais militares, policiais federais, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Mineração (ANM). Para dar suporte às ações em áreas de difícil acesso, foram utilizados helicópteros, drones, viaturas e embarcações.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a operação reforça o compromisso com o combate aos crimes ambientais e à mineração ilegal em Minas Gerais.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







