O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar o Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (5), para lançar o programa federal “Gás do Povo”. A iniciativa, que substitui o atual Auxílio-Gás, tem como objetivo ampliar o acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda, garantindo a retirada gratuita de botijões de GLP (gás liquefeito de petróleo).
O lançamento oficial será realizado no maior aglomerado urbano de Minas Gerais, escolhido a pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, responsável pela elaboração do programa. Segundo o governo, cerca de 1,3 milhão de pessoas em Minas Gerais devem ser beneficiadas pelo projeto, que atenderá famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo por mês.
O “Gás do Povo” prevê a entrega de um botijão de gás por família e as revendedoras receberão um valor de referência pago pelo governo, de forma regionalizada. A expectativa é que o programa beneficie 15,5 milhões de famílias em todo o país, com custo estimado de R$ 5 bilhões em 2026.
Histórico das visitas de Lula a Minas
Esta será a sexta visita de Lula a Minas em 2025. Em julho, ele esteve em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para anunciar investimentos na região. Durante o ano, o presidente também participou de agendas em Campo do Meio, Betim, Ouro Branco, Montes Claros e Mariana, envolvendo desapropriações, expansões industriais e investimentos em saúde.
O programa “Gás do Povo” integra uma série de medidas sociais do governo, como a ampliação da isenção na conta de luz e ajustes no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O lançamento é visto como uma oportunidade de reforçar a imagem do governo junto às famílias de baixa renda, especialmente em um período pré-eleitoral.
Funcionamento do programa
Diferentemente do Auxílio-Gás atual, que concede o valor em dinheiro, o novo modelo garante que o benefício seja usado exclusivamente para a aquisição de gás de cozinha. A medida será enviada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP).
O presidente Lula e aliados enxergam o programa como uma iniciativa estratégica, capaz de impactar diretamente a vida de milhões de brasileiros e reforçar a popularidade do governo no ano que antecede as eleições de 2026.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







